29 de set. de 2015

Chefe Leda do Grupo de Escoteiros Tupinambás é outorgada com Medalha Mérito Legislativo


Através da proposição do presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Barp, o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi o palco, na noite da última segunda, 28, da entrega de outorga da Medalha Mérito Legislativo a Leda Maria Magnabosco, a Chefe Kaa do Ramo Lobo do 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás pelos 24 anos de voluntariado dedicados à formação de crianças para enfrentarem a vida e seu papel na sociedade com ética, conhecimentos, amor à família e à Pátria, como estarem preparados para os desafios que a vida lhes apresentará.
Nascida em Erechim, Leda é filha de Orestes e Zenaide Magnabosco. Com formação em Ciências Contáveis, possui pós graduação em Gestão de Pessoas, Estratégias e Negócios. Trabalhou durante 12 anos na Cotrel e 23 anos no Sistema Sicredi, sendo 16 anos na Cooperativa Sicredi Norte RS/SC e 07 anos no Sicredi Central.
Há 24 anos atua voluntariamente no 44 Grupo de Escoteiros Tupinambás, no Ramo Lobo, sendo a chefe Kaa, segundo a História de Mowgli, o Menino Lobo.
 Possuí os cursos Informativos, Preliminar, Curso Técnico de Ramo e Básico e cursos técnicos: jogos, histórias, canções, técnicas ao ar livre e mística.
 Entre as participações em eventos escoteiros estão o Encontro de Velhos Lobos, Festivais da Canção Escoteira, Atividades Distritais diversas e as mais diferentes atividades temáticas da União dos Escoteiros do Brasil estadual e distrital.
“Durante estes 24 anos é quase impossível precisar o número de crianças e jovens que participaram em atividades, mas historicamente são trabalhados, anualmente, 25 lobinhos”, destaca Barp.
Leda também participa do Grupo dos Seresteiros há 15 anos do Tupinambás, grupo de voluntários que leva alegria e emoção às pessoas da música seresteira.
Grupo efetua seresta para aniversários, festas de empresas, formaturas, reunião de amigos, datas especiais como o dia das mães, dia dos pais, dos namorados, dentre outras. O valor arrecadado das serestas é destinado ao Grupo Escoteiro com fins de custear a participação de crianças e jovens carentes.
Assim, senhores e senhoras presentes, especialmente aos escoteiros de nosso município, queremos agradecer, em nome de todos os cidadãos por termos pessoas como a Leda e outras tantas que dentro do Movimento Escoteiro fazem a sua parte.
“Nosso muito obrigado Chefe Leda, pois em seu nome prestamos nossa grande homenagem a este grande trabalho. Parabéns e vida longa ao Escotismo”, agradeceu o presidente da Casa.
Em sua manifestação, Leda destacou a sua emoção em receber a outorga. “Estou emocionada em receber este reconhecimento, e certamente também foi uma surpresa, pois para atuar de forma voluntária junto ao Movimento Escoteiro foi um presente que recebi de Deus, um presente que me tornou uma pessoa melhor, que me permite fazer boas ações, conviver com pessoas muito especiais, uma dedicação que emociona. Uma grande responsabilidade sobre os ombros, disposição constante, muita criatividade para elaborar e aplicar atividades atraentes e variadas, mas principalmente uma vontade enorme de formar e tornar as crianças e jovens em pessoas de bem, dentro dos princípios morais de nossa Lei Escoteira.
“Ao receber esta homenagem por executar um trabalho voluntário há 24 anos, que parece que iniciou-se ontem, me reporta a pensamentos e momentos vividos neste tempo, que me exigiram superação, de minha família tolerância, de meus queridos velhos lobos e chefes de ambos os grupos, companheirismo, dos pais a confiança e o suporte, das crianças e jovens a participação, de meus queridos amigos, seresteiros, emoções e alegrias e o muito importante, o fato de possibilitar que jovens com menos condições financeiras participem do Escotismo”, finalizou.

Carlos alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa



19 de set. de 2015

Sêniors do Tupinambás recebem a "Insígnia do Mateiro"



Crédito foto: Nicole Pereira

Sábado, 19 de setembro, durante a cerimônia da Bandeira, foi realizada a entrega da Insígnia do Mateiro –  para a Guia Laura Collet e aos Sêniors Bruno Dalla Costa Corazza, Vinicius Denti Fávero e Gustavo Sebben, pela sua dedicação e conquista dentro dos objetivos e propostas do Movimento Escoteiro Mundial.
Os Sêniors receberam a Insígnia da Modalidade concedida pela Diretoria de Nível Local, ao Sênior ou Guia que possuir 3 especialidades relacionadas à Modalidade Básica, no Nível 3, dentre as seguintes: Meteorologia, Cartografia, Sobrevivência, Sinalização, Acampamento, Pioneiria, Rastreamento, Técnicas de Sapa, Culinária, Excursões e História do Escotismo.

13 de set. de 2015

Tropa Sênior do Tupinambás realiza atividade simultânea no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A Tropa Charrua realizou neste final de semana atividade inédita com equipes realizando atividades em grupos escoteiros de Curitiba, Rio do Sul, Santo Ângelo, São Marcos, Passo Fundo e Erechim.
A atividade de Rumos tem por Objetivo Geral proporcionar um desafio aos jovens dando oportunidade de desenvolvimento de suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas, espirituais e de caráter.
E por Objetivos Específicos promover a integração, troca de informações, e realizar novas  amizades dentro do Movimento Escoteiro.
Na oportunidade os jovens fizeram uma apresentação sobre a cidade de Erechim e sobre o G. E. Tupinambás para o grupo visitado.

Atividade de Rumos - Equipes
Bruno Corazza,  Gustavo Sebben e Juliano Rizzi Junior
visitaram o G.E. Mafeking - Rio do Sul/SC
Sêniors em Rio do Sul/SC

Fernanda Fávero, Laura Colet e Carolina Pietrobon
visitaram o G. E. Tabajara - São Marcos/RS
Guias em São Marcos/RS

Franco Meneguzzo e Vinicius Fávero
visitaram o Grupo Escoteiro do Ar Ventos do Sul - Santo Angelo/RS
Sêniors em Santo Ângelo/RS

Thales Piovesan, Bruno Duarte, Marcelo Fávero e Guilherme Brancher
visitaram o Grupo Escoteiro Universitário - Curitiba/PR
Sêniors em Curitiba/PR

Alana Canova e Nathália Sirena
visitaram o Grupo Escoteiro Maragatos - Passo Fundo/RS
Guias em Passo Fundo/RS

Luiz Lago e Juan Pizzato
auxiliaram  na montagem do Portal de subcampo do 18º Distrito Escoteiro no Acampamento Farroupilha  em Erechim/RS
Montagem do portal no parque da ACCIE em Erechim/RS


7 de set. de 2015

Desfile de Sete de Setembro

Crédito foto: Nicole Pereira
Crédito foto: Nicole Pereira
Crédito foto: Nicole Pereira
Crédito foto: Nicole Pereira
Crédito foto: Nicole Pereira

Dentro do espírito de patriotismo nas programações da Semana da Pátria, o 44º Tupinambás de Erechim fez bonito no desfile de Sete de setembro, oportunidade em que o Grupo destacou-se pelo número de integrantes que possui e pelos trabalhos que tem desenvolvido com relação ao meio ambiente, sendo muito aplaudido nos momentos em que as seções realizavam o seu tradicional "grande uivo" do Ramo Lobo e o "grito de tropa" dos Ramos Escoteiro e Sênior.

6 de set. de 2015

Janci Hubner e Claudia Roismann realizaram a Promessa Escoteira

A Chefe Janci recebeu o distintivo de promessa de sua filha Valéria
A Chefe Claudia recebeu o distintivo de promessa de seu filho Oscar
Janci Hubner e Claudia Roismann realizaram neste sábado, 05/09, a sua Promessa Escoteira, recebendo das mãos das chefias o Certificado, distintivo de promessa e o lenço do Tupinambás, aumentando ainda mais a qualidade do corpo técnico do 44º Tupinambás.
A Chefe Janci atual na secretaria, junto a direção executiva, e a Chefe Claudia está atuando como chefe auxiliar no ramo Sênior.
Parabéns, sejam bem-vindas à grande família do Tupinambás,  Sempre Alerta!

1 de set. de 2015

Sêniors viveram a aventura “No Limite” no último final de semana

Crédito fotos: Nicole Pereira
Crédito fotos: Nicole Pereira

Crédito fotos: Nicole Pereira

Crédito fotos: Nicole Pereira
O último final de semana  (28, 29 e 30 de ago), ficará marcado para os integrantes das Tropas Sênior dos grupos de Escoteiros Tupinambás de Erechim e Maragatos do município de Passo Fundo. Com muito esforço físico, fome e poucos recursos eles enfrentaram diferentes dificuldades durante o acampamento “No Limite” realizado em uma fazenda na cidade de Quatro Irmãos e que contou com a participação de 20 jovens e 06 chefes dos dois grupos.
Durante os dois dias foram desenvolvidas as mais diversas atividades e jogos. Sem barracas, fogareiro, lampiões, celulares e relógios, os jovens tiveram que improvisar os subcampos com abrigo natural e cozinhar os poucos mantimentos no fogo de chão.
Á noite, com a presença da "super lua Cheia" foi realizada uma inspeção de campo, o "Fogo de Conselho" e  foram realizados jogos noturnos.
Os mantimentos para as refeições eram fornecidos na medida em que a equipes realizavam ou cumpriam determinadas tarefas, mas a prova de fogo foi quando tiverem que abater, limpar e cozinhar uma galinha para a refeição do sábado à noite.
“Para a maioria dos jovens a fome o frio e a pouca luminosidade à noite foram as maiores adversidades, fato que levou todos a chegarem realmente "no limite" físico e emocional. Esse formato de atividade requer muito planejamento, e os objetivos foram alcançados, pois todos tiveram uma experiência que vai agregar muito conhecimento em suas vidas, principalmente na superação de dificuldades que aparecem no dia-a-dia”, destacam.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa G.E. Tupinambás