1 de nov. de 2015

Listo Life Support realiza treinamento com a Tropa Sênior do Tupinambás

A Tropa Sênior do Tupinambás realizou sábado, 31, a Especialidade de Primeiros Socorros, na sede campestre do Tupinambás.
A atividade foi ministrada pela Empresa Listo Life Support de Erechim, especializada em treinamentos, suporte, capacitação e remoção hospitalar, integrada por Maikel Machado - condutor socorrista, Artur Hagers - Enfermeiro e Instrutor Téc. de APH e Bárbara Gisele Gonçalves - Técnica em Enfermagem e Socorrista do SAMU e Defesa Civil.
Na oportunidade foram realizadas explanações teóricas e demonstrações práticas sobre os itens da Especialidade de primeiros socorros, abordando os seguintes itens:
* Demonstrar como agir em caso de entorse, fratura e luxação.
* Realizar a imobilização de coluna cervical e utilização de prancha para evitar lesões raqui-medulares.
* Demonstrar quatro métodos para transportar um paciente sem suspeita de lesão raqui-medular.
* Demonstrar como se aplicam ataduras, tipóias e imobilizações na cabeça, tórax, abdome, braços e pernas.
* Demonstrar como aplicar as manobras de desobstrução de vias aéreas.
* Demonstrar como proceder em casos de desmaios e ataques de epilepsia.
* Explicar como tratar casos de intoxicação alimentar e envenenamentos.
* Conhecer a posição das principais artérias e saber como parar hemorragias externas; saber adotar medidas contra o estado de choque.
* Identificar parada cardiorespiratória e como realizar reanimação cárdio-pulmonar de acordo com o protocolo para leigos mais atual.
* Explicar como proceder para dar o primeiro atendimento de socorro, acionar organismos de emergência e controlar e coordenar curiosos.