12 de dez. de 2014

João Augusto Miola e Marcus Vinicius Luft Grando recebem o Cordão Dourado

Os Sêniors João Miola e Marcus Grando, receberam em 06/12/2014 o Cordão Dourado, concedido pela Diretoria do Nível Local, por proposta dos escotistas da Seção, ao jovem que possuir o Cordão do Desafio Sênior, que for especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa e que possuir, no mínimo, quinze especialidades, estando entre estas a especialidade de Primeiros Socorros, no nível 3 e mais três especialidades do ramo de conhecimentos Serviços, todas no nível 3.

11 de dez. de 2014

Chefe Ebrair Albuquerque visita o "Group 2nd Don Mills A Troop" no Canadá




O Chefe do Ramo Escoteiro do G. E. Tupinambás, Ebrair Albuquerque, está realizando um intercâmbio no Canadá e, aproveitando algumas horas de folga, teve a oportunidade de conhecer e trocar experiências com um grupo escoteiro daquele país, segue o relato:
"Ontem estive visitando um grupo escoteiro aqui em Toronto o Group 2nd Don Mills A Troop onde pude compartilhar um pouco de cultura entre os países e vivência escoteira as quais passo a relatar.
O espírito é o mesmo. Fui recebido pelos Chefes Mike Cooke, Kelly Brockington e Jamie Woodyatt do ramo Castor e Bruce Tisdale, Mark Daly e Renée Saltmarsh do ramo Escoteiro, com muita alegria e brincadeiras porém ao cumprimenta-los com a mão esquerda percebi que eles não usam entrelaçar dedo mingo. Acharam interessante quando falei que no Brasil nos cumprimentamos dessa forma.
Nessa visita tive a oportunidade de assistir a promessa da Kelly Brockinston e Jamie Woodyatt, duas novas Chefes do ramo Castor.
Além dos ramos que temos no Brasil Lobinho, Escoteiro, Senior e Pioneiro, que eles chamam de Cub Scouts, Scouts, Venturer Scouts e Rover Scouts respectivamente, eles têm o ramo Beavers, os  Castores, de 5 à 7 anos.
As atividades deles são logicamente adaptadas às condições climáticas, principalmente nessa época do ano. Os encontros são realizados num ginásio de uma igreja, a “The Donway Covenant Unit Church”.  Esses encontros são nos dias de semana e à noite. Algum grupo ou outro realiza encontros aos Sábados.
As atividades nessa época do ano não duram mais que uma hora, por causa do ambiente  e se for mais extensa as crianças perdem o foco. Como eles se reúnem num ginásio eles fazem atividades por ramos em diferentes horários. Os Castores tem atividades com início às 18:00 h, os Escoteiros às 19:00 h e os Seniores às 20:00 h. Nesse grupo não tem o ramo Pioneiros e ficaram impressionados quando falei do efetivo do nosso grupo.
Quando é verão eles fazem atividades normais ao ar livre e a duração então é maior.
O encontro culminou com a entrega de exemplares do Jornal A Gralha e de um lenço do nosso grupo como recordação da visita. Como eles não estavam preparados para minha visita o Chefe Bruce Tisdale gentilmente me entregou, também como recordação, o lenço que ele ostentava.
Foi realmente uma troca de experiências agradável e gratificante."

2 de dez. de 2014

Tupinambás realiza “A Scout's Day” em parceria com o Centro de Idiomas Senac

         




 O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás e o Centro de Idiomas Senac de Erechim realizaram, no último dia 29, na chácara que pertence ao grupo, "A Scout's Day" (Um dia de Escoteiro), uma atividade de Imersão em Inglês para alunos do Senac que estudam o Idioma.
    O Objetivo da atividade foi levar os estudantes a vivenciar em tempo integral o idioma como se estivessem em um país de língua Inglesa.
O evento contou com mais de 40 estudantes e foi coordenado pelos chefes escoteiros e professores do Senac.
     A atividade contou com uma programação composta  por oficinas, jogos escoteiros, atividades radicais com a pista de rastejamento na Lama e a falsa baiana, promovendo uma competição entre as quatro equipes participantes.
   Também foi realizada uma atividade ambiental com o plantio de mudas de árvores nativas para a recuperação da mata ciliar do rio Suzana. As mudas foram doadas pelo Horto Florestal do Município de Erechim.
À noite foram realizadas brincadeiras e avaliação geral do evento, isso tudo ao redor do fogo na companhia de boas músicas.
     Para a Docente responsável pelo curso de Inglês do Senac, Lucieli Tubin, a atividade atingiu os objetivos propostos, sendo avaliada positivamente por todos os estudantes e professores, sinalizando a intenção de repeti-la no próximo ano.
 Para Paulo Hubner, Coordenador dos Escoteiros, a atividade proporcionou estabelecer uma parceria entre as Instituições, promovendo muita diversão e aprendizagem, além de proporcionar uma grande integração entre os estudantes e escoteiros.

          Carlos Alberto da Silveira
Assessor de Imprensa do GET.

1 de dez. de 2014

Palestra sobre Escotismo para o Rotary Kids


Foi realizada no dia 28 de novembro, na Casa da Amizade de Erechim, uma Palestra sobre Escotismo, ministrada pelo chefe Ricardo Favarin, o "Chill" da Alcateia do Grupo Escoteiro Tupinambás.
A palestra foi ministrada para crianças do ROTARY KIDS,  instituição vinculada ao Rotary Internacional, cujo propósito é o de patrocinar oportunidades as crianças de organizarem-se em grupos, exercitarem a liderança e receberem a semente dos ideais Rotários.
Na oportunidade foram abordados temas
sobre a Promessa e o funcionamento das atividades  Escoteiras, entre outros assuntos. 
Ao longo da apresentação, foram aplicados jogos e canções escoteiras proporcionando a todos muita diversão e alegria.
Participaram da atividade a Escoteira Sofia Tonial e a Lobinha Ana Luiza Machado
ambas também vinculadas ao Rotary Kids, e a Escoteira Valéria Donin.