18 de nov. de 2013

Tupinambás recebe Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do RS






O 44º G. E. Tupinambás obteve o reconhecimento com Instituição Certificada com o Prêmio Responsabilidade Social 2013, concedido pela Assembleia Legislativa do RS,  pela sua atuação em projetos que visam a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.
Na oportunidade, também foi entregue o Diploma de Mérito Social, ao Chefe Paulo Hubner coordenador dos projetos apresentados para o concurso.
Instituído pela Lei estadual nº 11.440/2000,  o Prêmio de Responsabilidade Social é promovido pelo Parlamento Gaúcho. A realização deste prêmio ocorre em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora. Esta Comissão é formada por representantes das seguintes entidades: Fiergs, Federasul, Fecomércio, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Ocergs/Sescoop, Famurs, Sesi, Sesc, ONG Parceiros Voluntários, Fórum RS de Responsabilidade Social, Conselho Regional de Contabilidade, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Associação Riograndense de Imprensa, Federação das Associações dos Servidores Públicos e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.
A Assembleia Legislativa objetiva com este prêmio incentivar no âmbito das organizações riograndenses, a realização de projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente, evoluindo sempre na busca por uma sociedade melhor.
A Premiação obedece a critérios estabelecidos pela Comissão em Edital próprio e os resultados finais são auditados.
Novamente estão de parabéns todos os integrantes do Tupinambás.

17 de nov. de 2013

Tupinambás realiza trabalho social e cultural na FRINAPE 2013









O 44º G. E. Tupinambás participou ativamente na FRINAPE 2013, como contrapartida ao empréstimo do Parque da ACCIE para a realização do  1º Jamboree Cultural.
A Tropa Escoteira realizou um grande trabalho atuando junto às portarias do parque para a colocação de pulseiras de identificação nas crianças, fato que proporcionou maior segurança às famílias que acessavam a feira, sendo esta ação  muito elogiada pelos visitantes e organizadores.
Em outro local, junto ao espaço "Cidade da Cultura" os Ramos Sênior e Pioneiro juntamente com as chefias e pais do Ramo Lobo, organizaram a oficina de "Jogos Antigos", sucesso no Jamboree Cultural.
 Para os adultos foi uma oportunidade de reviver lembranças das brincadeiras de infância, para os jovens foi a oportunidade de conhecer quais eram os passatempos preferidos quando não havia computador em casa. Foram apresentados os jogos da peteca, Cinco Marias, bolinhas de gude e Bilboque.
A FRINAPE é a maior mostra empresarial da Região do Alto Uruguai. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, artesanato, tecnologia e shows. É uma realização da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim e Prefeitura Municipal de Erechim, e o G. E. Tupinambás tem muito orgulho de ter auxiliado neste importante evento.

12 de nov. de 2013

Altemir Tortelli outorga o Grupo de Escoteiros Tupinambás com a Medalha da Legislatura da Assembléia Legislativa








Através da proposição do vereador vice-presidente, Sérgio Alves Bento (PT), presidente em exercício quando do protocolo da mesma, a Câmara Municipal de Vereadores foi o palco, na noite desta segunda, 11, da outorga da Medalha da Legislatura da Assembléia Legislativa ao 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás pela passagem dos seus 60 anos de fundação. A iniciativa foi do Deputado Estadual Altemir Tortelli (PT).
 Deputado lembrou que o Escotismo nasceu no município de Erechim com o surgimento do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás no dia 03 de outubro de 1952. Em 1967 é fundada a primeira Tropa Sênior e no mesmo ano é lançado O Jornal A Gralha, informativo que era produzido pela Executiva e chefias que continha as notícias dos trabalhos dos grupos, como também temas variados.
 No ano de 1968 forma-se o primeiro Clã Pioneiro e, finalmente em 1970, o Grupo é reconhecido oficialmente pela União dos Escoteiros do Brasil. Anos depois, em 1990 é formada a primeira Alcatéia Mista e no ano seguinte a Tropa Escoteira Feminina. No ano de 93, recebe a sua personalidade jurídica.
 Atualmente o Grupo é formado pelo Grupo de Chefes que atuam voluntariamente na parte técnica com os ramos Lobo, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Também conta com a Direção Administrativa, Conselho Fiscal, Conselho Administrativo e Conselho de Pais.
 O Grupo de Escoteiros Tupinambás encontra-se hoje, numa posição privilegiada dentro do Movimento Escoteiro nacional, visto de sua atuação dentro do tema Sustentabilidade e meio ambiente. Por duas vezes esteve junto à cidade de Gotemburgo na Suécia, participando do Programa Volvo Adventure, concurso mundial promovido pela empresa VOLVO, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM).
Se da primeira participação com o Projeto Créditos de Carbono apenas se obteve uma experiência de nível mundial, em 2012 a participação foi mais gratificante, oportunidade em que fica na segunda colocação mundial com o Projeto Lavagem e Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, Desenvolvido com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), o projeto tem por objetivo conscientizar os pequenos agricultores para não reutilizarem as embalagens de agrotóxicos, nem descartá-las no ambiente. Além disso, realizam a entrega de folders com orientações sobre a legislação ambiental e os procedimentos de lavagem e devolução das mesmas.
Na oportunidade o projeto do Tupinambás também recebeu o prêmio especial “Tunza Prize Small Beginnings” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sendo reconhecido na categoria de projetos recicláveis para a promoção e sustentabilidade ambiental, sendo a única equipe a receber esta premiação.
Ainda como referência, este ano o Grupo Tupinambás, em comemoração aos seus 60 anos, realizou junto ao Parque da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim, 1º Acampamento Escoteiro Cultural Internacional – Jamboree Cultural, oportunidade em que os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Paraguai, estiveram presentes durante três dias.
 “Quero aqui reconhecer o trabalho do grupo, pois meu Filho Guilherme conhecido pelo grupo por "Torter", eu tenho certeza que ele agradece e eu agradeço muito pelo trabalho e direcionamento dado por vocês aos integrantes do grupo, foram horas de dedicação dos dias, semanas e anos. Muitos pais e mães que estão aqui e tantos outros que se dedicam para educação dos filhos de outros pais para que tenhamos filhos bem encaminhados na sociedade de Erechim, estado e nação, agradeço como pai e em nome de outras centenas de pais nestes 60 anos de história de ter seus filhos bem orientados pelos escoteiros Tupinambás, com certeza a comunidade Erechinense agradece e se orgulha pelo trabalho realizado, quero homenagear o grupo com a segunda honraria da Assembléia Legislativa da 53ª Legislatura, de reconhecimento ao mérito a pessoas e entidades que fazem mais pela sociedade”, concluiu Tortelli.
 Silvia Cacioli, presidente do Grupo destacou que ser Escoteiro é um dom, “estamos aqui para trabalhar pela comunidade, agradeço ao apoio da Prefeitura Municipal, aos vereadores e ao deputado Tortelli que esteve no acampamento no Parque da ACCIE”.
 Presidente Zé da Cruz (PMDB) parabenizou ao vereador Sergio Alves Bento que havia assumido a presidência no período do acampamento, pela iniciativa de junto com Deputado Altemir Tortelli para homenagear o trabalho grandioso que fazem os integrantes do Grupo e a Assembléia Legislativa em nome do deputado.
Finalizando, após o recebimento da medalha, Silvia fez a entrega de um lenço do Jamboree Cultural ao deputado e aos vereadores Zé da Cruz e Sergio Bento.  

Carlos Alberto da Silveira – ASSECOM – Poder Legislativo e
Assessoria de Imprensa do G.E. Tupinambás