31 de ago. de 2013

Tupinambás realiza "um dia de Escoteiro" com estudantes do Colégio São José

As Tropas Escoteria e Sênior do G. E. Tupinambás realizaram a atividade "um dia de Escoteiro " com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio São José. Os jovens foram divididos em equipes que participaram de diversas bases com atividades escoteiras, entre elas "falsa baiana", futebol de sabão, corrida de boias e pista de rastejamento enfrentando muita lama e a pressão do cronômetro. Após as atividades foi realizada uma avaliação com os participantes, o resultado foi considerado altamente positivo pelos estudantes, professores e chefias. 

 Ao final foi realizada uma confraternização e servido um lanche a todos os participantes.







30 de ago. de 2013

Palestra sobre Escotismo na Escola de Educação Básica da URI




Foi realizada no dia 28 de agosto, na Escola de Educação Básica da URI - Campus de Erechim, uma Palestra sobre Escotismo, Voluntariado e a Semana da Pátria, que neste ano por meio da Liga de defesa Nacional, presta uma homenagem ao Movimento Escoteiro no Estado do Rio Grande do Sul e na cidade de Erechim.
Foi palestrante o chefe Ricardo Favarin, o "Chill" da Alcateia, na oportunidade foram apresentados os 3 grupos escoteiros da cidade e temas sobre o escotismo, fundador, objetivos, valores, voluntariado, reforço do positivo nas crianças, citando pessoas conhecidas que já foram escoteiros
Também foram abordados temas explicativos sobre os ramos de um grupo escoteiro e o foco que é dado em cada um, sobre a dinâmica dos Acampamentos, Fogo de Conselho , Promessa Escoteira, entre outros assuntos.
Ao longo da apresentação, foram aplicadas 4 canções escoteiras (Cavalos, Pipoca, Hey hey hey e Quando em Blumenau), a palestra foi ministrada para os alunos  do 5º ano que, além de conhecerem um pouco mais sobre o escotismo, tiveram muita diversão e alegria.

22 de ago. de 2013

Emoção e civismo na solenidade de acendimento do Fogo Simbólico





Foi realizada na tarde desta quinta-feira (22/08), na sede do 13 BPM em Erechim, a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, sendo homenageados o Coronel Álvaro Cruz Ferreira, integrante da Liga de Defesa Nacional do Estado e Tibiríades Antonio Soares (Chefe Tibe).
Na oportunidade foi apresentado o tema da Semana da Pátria “Voluntariado a serviço da Pátria: Sessenta anos de Escotismo em Erechim” cujo Patrono é o Chefe Tibiríades Antônio Soares.
Estiveram presentes alunos de escolas públicas e a Banda Marcial Municipal Othelo Rosa de Erechim Chefias, Escoteiros e Sêniors dos Grupos Escoteiros Acauã, Erexim e Tupinambás.

Tupinambás participa do Acampamento Comemorativo aos 30 Anos do G.E. Tapejara



O grupo Escoteiro Tupinambás participou nos dias 17 e 18 de agosto, do Acampamento comemorativo aos 30 anos de fundação do G. E. Tapejara - 040/RS.
Participaram 54 integrantes de todos os Ramos, onde tiveram a oportunidade de convidar e divulgar para os presentes o 1º Acampamento Cultural Escoteiro Internacional de Erechim.
O evento foi realizado no Parque de Rodeio Ângelo Dametto, em Tapejara/RS, e contou com aproximadamente 200 participantes de 13 grupos escoteiros do estado.