30 de abr. de 2013

Tropa Escoteira do Tupinambás realiza plantio de mudas de árvores para compensar corte de bambus




No dia 27 de abril, durante o acampamento geral do grupo em Entre Rios do Sul  foi realizada uma ação ecológica como medida compensatória pelo corte e utilização de bambus (planta exótica).
A ação foi desenvolvida pelo pelo Ramo Escoteiro e beneficiou todas as seções.
Foram plantadas aproximadamente 50 mudas de árvores nativas no dique da usina hidrelétrica de Passo Fundo (UHPF), toda a ação foi acompanhada por um técnico da empresa  Lis Ambiental, responsável pela fiscalização e preservação do meio ambiente dentro da área da UHPF. As mudas foram fornecidas pelo horto florestal da UHPF.

Acampamento Embarcado chama a atenção de grupos do Exterior nas redes sociais






O Acampamento Embarcado realizado pelo 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, com a presença de todos os ramos, pais e Executiva no município de Entre Rios do Sul neste final de semana e divulgado nas redes sociais disponíveis, chamaram a atenção da chefia do Grupo pelo fato de, em tão pouco tempo após postadas terem despertado o interesse interesse de Escoteiros de fora do Brasil, entre eles Grupos do Paraguai e Indonésia.
No local, durante sábado e domingo um verdadeiro cenário de Reality Show foi vivido pelos integrantes da Tropa Sênior do Grupo, momento em que as equipes montadas para a ocasião correram contra o tempo e  superaram inúmeras dificuldades para montar as plataformas onde foram montadas as barracas para o acampamento.
 As balsas foram montadas com taquaras e tambores vazios, ou seja, cada patrulha montou a sua base cumprindo diversos requisitos propostos, entre eles segurança, flutuação e navegabilidade. Ao final, todas as patrulhas realizaram a tarefa com sucesso, proporcionando um belo cenário junto ao lago da usina hidrelétrica.
Os jovens realizaram uma grande tarefa desde o planejamento, testes e a execução dos projetos.  “Foi um verdadeiro trabalho em equipe que exigiu muito esforço, dedicação e superação, ao final a avaliação foi positiva” apontam os Chefes do Ramo, Paulo Hubner, Igor Meneguzzo e Antônio Mallmann.
As fotos divulgadas em redes sociais despertaram interesse de Escoteiros do exterior,  entre eles, Paraguai e Indonésia. Jovens do Paraguai e da Ilha de Bornéu na Indonésia parabenizaram a atividade e pediram mais informações sobre o acampamento, que serão passadas posteriormente. 

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

29 de abr. de 2013

Promessa Escoteira de Stéphano Bareta e Giordana Bareta



Realizaram a Promessa Escoteira durante o Acampamento Geral do Grupo, em Entre Rios do Sul, os Escoteiros Stéphano Bareta  e Giordana Bareta.
Parabéns, Sempre Alerta!

Vanessa Rosset Albuquerque recebe a Lis de Ouro

Vanessa Rosset  Albuquerque recebeu na tarde de sábado, 27, durante o Acampamento Geral do Grupo, em Entre Rios do Sul, a condecoração máxima dentro do Ramo Escoteiro, a Lis de Ouro.
Concedida pela Diretoria de Nível Regional, por proposta da Diretoria do Nível Local, ao Escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua tropa portador do Cordão de Eficiência Vermelho e Branco, que possuir a Insígnia Mundial do Meio Ambiente, e que possuir, entre as especialidades conquistadas, um mínimo de 3 do Ramo de Conhecimentos - serviços, pelo menos no Nível 2.

23 de abr. de 2013

Tupinambás recebe homenagem do 13º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Sul

Foto: Ebrair Albuquerque

O 13º BPM, através do Curso Básico de Formação de Policial Militar (CBFPM), homenageou o Grupo Escoteiro Tupinambás 044/RS no encerramento do curso através de uma placa alusiva, pela participação efetiva na formação do policial militar do estado do Rio Grande do Sul em curso que funcionou durante sete meses em Erechim.
O CBFPM de Erechim teve um dos melhores desempenhos na formação dos policiais militares tendo vários soldados colocados entre os primeiros colocados ao final do curso sendo que o Sd PM William Pinto Nieves obtido a primeira colocação na classificação geral do estado.
"O nosso grupo sente-se orgulhoso de  ter participado de tão nobre missão compartilhando conhecimentos e colaborando com a formação dos policiais que reverterá em maior segurança para a sociedade"  destacam os chefes Ebrair Albuquerque, Marlon Olinto Soares, Gerson Corazza e Antonio Mallmann, colaboradores do Tupinambás nos cursos de formação.

Dia Mundial do Escoteiro


Para comemorar o dia do Escoteiro os Ramos Lobo, Escoteiro e Sênior reuniram-se na sede do Tupinambás para uma confraternização, após se deslocaram a pé até a praça Praça Prefeito Jaime Lago onde juntamente com os Grupos Escoteiros Acauã e Erexim celebraram o Dia do Escoteiro. As homenagens iniciaram às 19h30min com hasteamento da Bandeira nacional, realizado por jovens dos grupos Tupinambás e Acauã, na oportunidade foram realizadas a leitura de mensagens, oração e depoimento de jovens, chefias e pais, que demonstraram todo seu amor e gratidão pelo Movimento Escoteiro. Esta data é comemorada em todo o mundo, a fim de lembrar a vida e a obra de Baden Powell, fundador do Movimento Escoteiro Mundial.
Parabéns e um Sempre Alerta! a todos que passaram pelo Movimento. "Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro"

21 de abr. de 2013

Solenidade em homenagem a Tiradentes


Foto: Carlos Alberto da Silveira
Foto: Ebrair Albuquerque
Foto: Ebrair Albuquerque
Foto: Carlos Alberto da Silveira

O Grupo Escoteiro Tupinambás participou neste domingo, 21 de abril, da solenidade em Homenagem a Tiradentes. O evento organizado pela Liga de Defesa Nacional - Núcleo de Erechim, foi realizado na Praça Boleslau Skorupski e contou  com a participação de diversas autoridades e instituições locais. O Tupinambás esteve representado com um grande número de integrantes, entre eles: Chefias, Pais, Sêniors, Escoteiros e Lobinhos.

Eduardo Neyhaus Cristiano e Matheus Piana realizam sua Promessa Escoteira



Realizaram a Promessa Escoteira no dia 21/04/2013, os Escoteiros Eduardo Neyhaus Cristiano e Matheus Piana.
Parabéns , Sempre Alerta!

16 de abr. de 2013

Especialidade de Astronomia é desenvolvida junto ao Colégio Medianeira




A convite da direção do Colégio Medianeira a Tropa Sênior do G. E. Tupinambás desenvolveu junto com alunos da Educação Básica do Colégio Medianeira de Erechim a especialidade de Astronomia, entre as atividades propostas, os professores apresentaram um um software de astronomia, o Stellarium, que é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real, com ele é possível observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais. Além disso, alunos e escoteiros tiveram conhecimentos sobre o funcionamento e utilização do sistema GPS, conhecimentos sobre constelações, sistema solar, influência dos astros sobre o planeta Terra, entre outros assuntos.
A atividade proporcionou uma troca de experiências, despertando nos alunos da escola muita curiosidade sobre as atividades e acampamentos escoteiros.

11 de abr. de 2013

Em audiência com Paulo Polis Tupinambás firma parceria para implantação de projeto dos EUA no município


O 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, por meio do Chefe do Ramo Sênior, Paulo Hubner e do voluntário, jornalista Carlos Alberto da Silveira, esteve em audiência com o prefeito Paulo Polis, na última quarta, 10, oportunidade em que apresentaram o  projeto de conscientização sobre o descarte de medicamentos P2D2 Brazil,  baseado em um programa desenvolvido por estudantes dos Estados Unidos. Este programa hoje é modelo para a maioria dos estados americanos.
Na oportunidade foi destacado que o objetivo é  implantar o projeto na cidade de Erechim realizando visitas às residências, levando material explicativo sobre a importância do descarte consciente dos medicamentos e alertar a população sobre o perigo da contaminação da água e do meio ambiente.
 O Projeto P2D2 Brazil  tem o apoio da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e de instituições internacionais, entre elas o Programa das Nações unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Escola Pontiac Twp. High School da cidade de Pontiac, Illinois.
Ao entregar cópia ao prefeito, o coordenador do projeto Paulo Hubner também repassou  uma carta do governador do estado de Illinois, Pat Quinn, solicitando apoio institucional para a implantação do projeto no Brasil.Como o projeto tem caráter internacional, pretende-se ampliar a atuação do P2D2 para todo o território nacional.

O programa funcionará da seguinte forma:

 O Grupo de Escoteiros realizará uma campanha de conscientização  com visitas às residências e divulgações em feiras, avenidas, etc. entregando material explicativo (folders, panfletos, cartazes, etc.)
Rede de Farmácias, Postos de Saúde e Hospitais: Disponibilizariam espaço para colocação de caixas de coleta e  de cartazes indicativos da campanha.
          Secretaria da Saúde e Meio Ambiente: Teriam a responsabilidade de recolher os resíduos e implementar a logística reversa.


Na mesma oportunidade, também entregaram cópia do 1º Acampamento Cultural Escoteiro de Erechim – 2013, que tem por objetivo criar um evento de âmbito internacional para a promoção da cultura em suas diversas formas dentro e fora do movimento escoteiro. O evento será realizado no parque de exposições da ACIEE (FRINAPE) e prevê desenvolver a cultura em suas diversas perspectivas: música, teatro, literatura, artes plásticas, artes circenses e pintura.
Serão convidados grupos escoteiros de todas as regiões brasileiras, inclusive de fora do país (MERCOSUL). Espera-se mais ou menos 500 participantes em sua totalidade e pretende-se dar uma continuidade ao evento a cada dois anos, sempre na cidade de Erechim.
Objetivos gerais
        Realizar um encontro escoteiro em Erechim/RS no período de 11, 12 e 13 de outubro de 2013 para o desenvolvimento e incentivo à cultura para integrantes do Movimento Escoteiro e para a sociedade em geral. O evento terá um Festival de Canções Escoteiras, Oficinas de Cultura (Teatro, Artes Plásticas, Pintura, Literatura e Circo) e Bases de Aventura. Sendo que as últimas duas serão abertas para a comunidade participar (escolas públicas e centros de apoio serão convidados).
Objetivos específicos
 - Despertar nos jovens o interesse pela cultura em suas diversas formas;
- Apresentar a cidade de Erechim para outros grupos escoteiros;
- Possibilitar uma troca de experiências entre jovens do movimento escoteiro de diferentes regiões e da sociedade Erechinense;
- Valorizar artistas, escritores e profissionais da cultura da região;
- Criar um vínculo entre o Movimento Escoteiro de Erechim com as instituições culturais.
 Objetivos de médio e longo prazo
  - Difundir o  Escotismo na região do Alto Uruguai aumentando sua participação social e o número de integrantes nos grupos.
- Propor e consolidar mais um evento de expressão internacional para a cidade de Erechim;
- Entrar no calendário nacional de eventos escoteiros, trazendo cada vez mais participantes e reconhecimento para Erechim nos assuntos Escotismo e Cultura.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa