29 de dez. de 2009

Mensagem de final de ano

Que em 2010 estejamos com a mente aberta, humildade no aprendizado e com a certeza de que o trabalho voluntário enriquece a nossa alma e abre os nossos olhos para a possibilidade de grandes realizações.
Feliz 2010!
Mais brilho nos olhos,
mais destaque nas realizações.

São os votos da Direção e Chefias do 44º G.E. Tupinambás

14 de dez. de 2009

Tupinambás encerra o ano com atividade social



O Grupo Escoteiro Tupinambás (44) encerrou as atividades de 2009 com um atividade social, ocorrida na praça Prefeito Jaime Lago no domingo, 13.
Na oportunidade, milhares de pessoas estiveram na praça para participarem do “Natal Alegria”, através da promoção da RBS TV e Prefeitura Municipal de Erechim. O objetivo era arrecadar brinquedos para serem distribuídos posteriormente para crianças carentes do município, a fim de que o Natal seja uma realidade para toda a população.
Durante a atividade que ocorreu na parte da tarde, membros do Tupinambás auxiliaram na organização e distribuição de balas e pirulitos doados pela Indústria de Balas Peccin.
Colaboraram na atividade Chefias, Tropas Escoteiras masculina e feminina e Sêniors. Foram entregues milhares de embalagens fazendo a alegria da criançada.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

13 de dez. de 2009

Vitória Mársico e Marcus Grando recebem o cordão Verde e Amarelo


Após cumprirem satisfatoriamente todas as etapas, os Escoteiros Vitória Salvi Garbin Mársico e Marcus Vinícius Luft Grando, receberam, na tarde do último sábado, 12, das mãos da Chefia do Ramo e Direção Técnica, o Cordão Verde e Amarelo.

8 de dez. de 2009

Alcatéia vive a Jângal em Acantonamento


Baseada nos ensinamentos da lei da Jângal, dentro do mundo da história do Menino Lobo, e transportada à nossa vida real, os lobinhos da Alcatéia do Tupinambás, realizaram no último final de semana, o acantonamento que marcou as atividades de final de ano.
Entre os vários momentos em que viveram esta aventura, participaram da Caça ao Tesouro, que tem como tema “Ter Vontade Forte”, ou seja, através de sinais de pista tinham que achar um tesouro enterrado (moedas) a partir daí transportá-los de barco atravessando os mares até o local de início.
Nos Jogos de Revesamento, aplicaram a Lei que fala sobre “Procurar agir sempre certo. A lei é sábia”. No jogo jatos d´agua, “Ser responsável pelos seus atos”, no Futebol de bastão, “Fazer o melhor que puder” e, na grande noite de jogos, “A procura das estrelas”, que é um momento em que se enfatiza os cuidados com o meio ambiente.
Na avaliação que é feita entre chefias e lobinhos no final de cada atividade, a mesma foi de grande valia para todos, seja pela aventura proporcionada, seja pelo que aprenderam, em especial sobre o meio ambiente.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa

1 de dez. de 2009

Escoteiros realizam Corrida de Orientação

A Tropa Lagarto, do 44º Tupinambás, realizou, recentemente, sob coordenação do Chefe Albuquerque, na chácara do Grupo, a Corrida de Orientação, atividade esta que é adotada pelo grupo de Erechim, sendo um dos únicos em nível distrital, a fazer com que os seus membros conquistem este tipo de especialidade. Este foi o último item, ou seja, a realização e montagem de azimute e distância.
A Corrida de Orientação é um esporte no qual o competidor tem que passar por pontos de controle, marcados no terreno no menor tempo possível. Auxiliado por uma bússola e um mapa, o que a torna mais interessante, o jovem tem que desenvolver a habilidade de correr e usar o raciocínio ao mesmo tempo. Tudo isso em contato permanente com a natureza.
Este esporte apresenta-se como um processo pedagógico capaz de desenvolver nas pessoas a consciência ecológica ao utilizar, de forma lúdica, a natureza como campo de jogo. “A vida selvagem não pode ser perturbada, bem como o solo e a vegetação não podem sofrer danos”, destaca Albuquerque.
“A cada dia esta modalidade vem despertando interesse e conquistando mais adeptos, inclusive tornando-se esporte olímpico e faz parte do currículo dos cursos de Educação Física de diversos estabelecimentos de ensino do Brasil”, argumenta.
Também foi passado para os jovens conhecimentos sobre modalidades de orientação, regras básicas dos campeonatos de orientação, regras sobre consciência ecológica, uniforme, material usado nas competições e sobre a simbologia utilizada nos mapas de orientação.

Carlos Alberto da Silveira
Assessoria de Imprensa